sábado, 6 de fevereiro de 2010

SÃO PAULO E AS AGRESSÕES AMBIENTAIS

O estado de São Paulo é o mais rico do Brasil e também é o que mais sofreu com o desmatamento e as agressões ambientais, se pegarmos a situação histórica e socioeconômica de São Paulo essa degradação ambiental foi mais violenta no ciclo do café, que trouxe muitas riquezas para São Paulo tanto no meio urbano como no meio rural e modificou a geografia deste estado. Então, vastas regiões foram desmatadas para dar lugar a fazendas de café, e o café acabou trazendo outras necessidades como a ferrovias, os armazéns, as estradas, formaram-se vilas, povoados, cidades e sempre transformando a paisagem de São Paulo, com a crise do café em 1929 com a Queda da Bolsa de Valores de Nova York, o dinheiro que era investido em cafeicultura começou a ser reinvestido nas fábricas.

As fábricas também transformaram a paisagem de São Paulo destruindo várias áreas de Mata Atlântica e essas fábricas acabaram atraindo vários migrantes de várias regiões do Brasil, essa migração também transformou a paisagem de São Paulo, muitos dessas pessoas sem dinheiro acabaram invadindo regiões que seriam mais baratas como morros, áreas de mananciais, poluindo os córregos e os municípios sem nenhum projeto urbanístico, ou má vontade fizeram vista grossa para com esse desrespeito contra a natureza. Os impactos ambientais tem relação com o capitalismo. O capital sempre transforma o que toca.

E algumas instituições governamentais e ONGs tem trabalhado no intuito de minimizar os impactos ambientais com políticas publicas, como no caso da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo. Em 1983 foi criado o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). No final da década de 80 o Conselho Federal de Educação aprovou a inclusão da Educação Ambiental na proposta curricular das escolas de Ensino médio e fundamental (Comurú, p.12).

Existem vários projetos na área de educação ambiental tanto pela iniciativa do governo como por iniciativas privadas sempre procurando promover e dar uma resposta que o mundo pode convier com o novo e moderno com o menor impacto possível ao meio ambiente. E essas políticas vem como respostas a uma tentativa de conscientização por meio de propostas ou entrando com a lei se for o caso, responsabilizando os responsáveis.

REFERÊNCIAS

Comarú, Francisco de Assis. Processo formador em Educação Ambiental a Distância: Educação Ambiental Políticas estruturantes

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