A diversidade biológica está intimamente relacionada com a manutenção da diversidade das culturas humanas. O homem faz parte da natureza e o equilíbrio do ecossistema permite a vida sustentável no planeta Terra, “cada espécie contribui individualmente para a manutenção da vida como um todo” (pg.10).
Mas os seres humanos através da cobiça e podemos dizer desconhecimento e falta de uma educação ambiental está contribuindo para o desequilíbrio biológico no planeta Terra a ação antrópica interfere na biosfera (na litosfera, hidrosfera e atmosfera) contribuindo para o desequilíbrio no nosso planeta acarretando em desastres ambientais como desmoronamento de encostas, enchentes, morte dos rios e dos animais que o habitavam, extinção de várias espécies da fauna e da flora que muitas vezes ainda é desconhecida aos seres humanos, mudanças no clima e no solo (desertificação) e essas mudanças acabam se voltando contra os seres humanos na forma de perdas de vida, podemos citar o caso de desabamentos de encostas no começo do ano de 2010 em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro foi noticiado e virou manchete de grande repercussão em todo o país, em que várias pessoas perderam a vida e suas residências por construírem habitações em cima de rochas com uma pequena camada de terra e com as chuvas abundantes de verão vieram abaixo.
É de grande importância preservar a biodiversidade que no caso brasileiro é riquíssima. Temos a Floresta amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pantanal, o Cerrado e Campos Sulinos, esses biomas brasileiros vem sofrendo grandes pressões dos seres humanos e esses impactos ambientais põe em risco a vida de vários microorganismo, a fauna e da flora e até dos seres humanos que precisam aprender a viver em um mundo mais sustentável e aprender a importância da biodiversidade que cada ser vivo ou inanimado no caso as rochas tem seu papel fundamental nessa teia da vida.
As ações humanas ameaçam a diversidade, o nosso sistema capitalista de consumo desenfreado está prejudicando a biodiversidade de uma maneira irreversível, minha crítica não fica só no sistema político econômico capitalista, visto que o sistema socialista também foi danoso para a biodiversidade. O que temos que mudar é a mentalidade consumista das pessoas.
A modernização e o crescimento não precisam vir com a destruição da natureza e com o uso desenfreado das matérias-primas,
Apesar da luta vir de tempos atrás no caso a criação em 1972 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e outros movimentos ligados a preservação do Meio Ambiente, ainda estamos engatinhando no sentido de poder conviver em harmonia com a natureza e conscientização de que precisamos e podemos viver em um mundo equilibrado, a natureza devolve tudo de ruim que foi imposto a ela.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
Comarú, Francisco de Assis (org). Processo Formador
Nenhum comentário:
Postar um comentário