Projeto
1-PREPARANDO A TERRA: DESPOLUINDO AS ÁGUAS EM DIADEMA, ATRAVÉS DA RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA PARA TRANSFORMÁ-LO EM BIODIESEL.
2-Semeando os corações: Neste projeto os atores envolvidos serão os professores, coordenadores, diretores, alunos (fundamental e médio, compreendendo a faixa etária entre 11 aos 18 anos), a comunidade do Jardim Dos Eucaliptos e a empresa receptora Bioauto.
3-Rompendo a terra com o Broto: A escola estadual José Fernando Abbud está inserindo em uma região de manancial o da represa Billings que abastece a população do ABC e São Paulo. Essa área de proteção de manancial corresponde ao bairro do Eldorado, uma parte do Bairro Inamar e Serraria, Segundo o engenheiro da Saned Jorge Kiyoshi Massuyama a Saned está coletando 84°/ do esgoto de Diadema com rede coletadora de esgoto.
4-Alimentando as folhas: A escola estará fazendo sua parte de conscientização dos alunos através do recolhimento correto do óleo de cozinha e encaminhará para a empresa de coleta Bioauto para transformá-los em combustível limpo, BIODIESEL, é um combustível renovável, biodegradável e ambientalmente correto. Ao invés desse óleo ser jogado na pia da cozinha e ir parar no esgoto doméstico e poluir as águas dos córregos e rios da região . São cinco as importantes vantagens adicionais do óleo diesel vegetal sobre o óleo diesel do petróleo, que diferentemente do óleo mineral, o biodiesel não contém enxofre, é biodegradável, não é corrosivo, é renovável e não contribui para o aumento do efeito estufa.
5-Florescendo em cores: Planejamento cronograma
O projeto se iniciará em março com a conscientização dos alunos através de palestras da empresa Bioauto e entrega de panfletos.
Em março começa o recolhimento do óleo de cozinha.
Espaço de atuação.
Escola Estadual José Fernando Abbud localizado na Avenida Afonso Monteiro da Cruz, Serraria Diadema,São Paulo –tel:4048-2363
Potencial humano que irá executar a ação
-Direção e coordenação
-Professores
-Alunos e comunidades
-Empresa coletora Bioauto
Recuso Financeiro: ainda não calculado
-Infra Estrutura
-Pátio da escola
OBS pode ser mudado de acordo com a disponibilidade.
-Estratégia a serem usados
-Reuniões em grupo com professores
-Aula expositiva
-Palestra
-Estudo do meio
Senra,Ronaldo; Sato, Michele; Oliveira, Herman. Processo Formador
Massuyama,Jorge Kiyoshi. Saned cumprindo com sua responsabilidade na despoluição da Represa Biliings
Parente, Expedito José de Sá.Biodiesel: Uma Aventura Tecnológica num País Engraçado.Disponível em http://www.balcom.org.br:8080/trade/upload/1189381129469503743.pdf
CRONOGRAMA
--------------------- Cronograma do Projeto ----------------------
Etapas/ atividades ---------Meses--------------------------------
-----------------Mar-----Abr----Mai----Jun-----Jul------Ago------Set-----Out-------Nov-----Dez
1ª -----------X-------X------------------------------------------------ --------------------------------------
2ª --------------------X-------------------------------------------------------------------------- ---------------
3ª -------------------X----------------------------------------------------- ----------------------------------
4ª ------------------ X--------------- --------------------------------------------------------------------------
5ª -----------------------------X----------------------------------------- -------------------------------------
6ª ----------------------------X--- X ---- X -- X -- X -- ---------------------------
7ª ------------------------------------------------------------------ X --- X-------- -----X-
8ª ----------------------------- X ---- X -- X -- X -- X -- X -
Descrição das etapas/ atividades: 1ª – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais; 2ª – Estabelecimento de parcerias; 3ª Sensibilização dos Gestores, professores e funcionários; 4ª Sensibilização da Comunidade; 5ª Palestras na Escola; 6ª Desenvolvimento das ações e atividades previstas no Projeto; 7ª Divulgação dos resultados; 8ª Avaliação do Projeto.
CONCLUSÃO
Este projeto final
O descarte do óleo de cozinha nas tubulações pode gerar graves poluições ambientais como a contaminação da água e morte de animais aquáticos.
Nós professores como educadores devemos ajudar nossos alunos a iniciar a educação Ambiental, uma educação que é crítica e ideológica em prol de um mundo melhor,começando pelo local para chegarmos ao global.
Existe um site muito interessante que pode complementar este projeto, existem várias formas de você trabalhar com o tema poluição das águas, voltado principalmente para escola.
ResponderExcluirhttp://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm